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PESQUISA
MESTRADO
ESPANTO E ENCANTO - OS OBJETOS SINGULARES DE WALTERCIO CALDAS:
SIGNIFICAÇÕES DO IRRECONHECÍVEL
Orientador: João Frayze-Pereira
Resumo:
As obras do brasileiro Waltercio Caldas são um convite à desconfiança. Envolto pelo desejo de
criar objetos cujo caráter inédito seja capaz de surpreender o olhar, o artista traz à tona um raro
instante: aquele que antecipa o objeto ao seu nome. Levando-se em conta o espectador diante
do desconhecido, aspecto que garante à obra o momento privilegiado de sobreviver de sua
própria energia de aparecer, colocam-se as seguintes questões: do ponto de vista da significação
do percebido, o que se oculta na própria energia de aparecer desses objetos? Que possibilidades
abrem-se ao observador frente ao desafio de lidar com um processo de elaboração de
significações, cuja instauração não se dá a princípio por meio de associações por semelhança
entre as formas então apresentadas e as já por ele conhecidas? Na tentativa de se jogar certa luz
sobre o tema, a presente pesquisa proporá uma aproximação entre os aspectos velados sob as
formas irreconhecíveis desses objetos e o processo de elaboração de significação do percebido
compreendido sob a perspectiva da fenomenologia merleau-pontiana, tendo como ponto
norteador a ideia de que a semelhança é um fator resultante e não motivante da percepção.
Assim, esse recorte fenomenológico parece mostrar-se fértil para se investigar como o fluxo
contínuo de expressão criadora, inerente ao fenômeno perceptivo, pode instaurar-se diante de
obras que, por resistirem à nomeação, permeiam uma aparente ausência de sentidos. E a partir
das singularidades afloradas no corpo do observador em meio a esse processo, e da
possibilidade, como apontado por Merleau-Ponty, de se compreender o mundo como um meio
através do qual o sujeito possa reencontrar não apenas seu corpo, mas a si próprio, buscar-se-á
abrir caminho para a seguinte reflexão: em que medida a ressignificação da realidade proposta
por Caldas, ao levar, através da dúvida, as expectativas a dimensões improváveis, poderia
colocar o espectador em uma posição ativa no processo de percepção não apenas das coisas que
o cercam, mas também de si perante o mundo.
Palavras-chave: Arte contemporânea. Estética. Fenomenologia.
Objetivos:
i) investigar o fenômeno perceptivo a partir da ótica do espectador diante de um objeto artístico que tensiona a percepção cotidiana pautada no objetivismo e no imediatismo;
ii) investigar a possibilidade de o fenômeno perceptivo, compreendido sob a perspectiva de Maurice Merleau-Ponty, abrir caminhos para uma postura ativa do sujeito-espectador no processo de percepção não apenas das coisas que o cercam, mas também de si perante o mundo.
Linha de pesquisa:
Teoria e crítica de arte
Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte - USP
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-26052022-114735/
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